Pesquisar este blog

sábado, 13 de julho de 2013

Transilvânia não, Pensilvânia.

"A Pensilvânia /ˌpɛnsɪlˈvnjə/ (em inglêsPennsylvania) é um dos 50 estados dos Estados Unidos, localizado na Região Centro-Atlântico do país. Seu nome oficial éCommonwealth of Pennsylvania (Comunidade da Pensilvânia). O estado, cuja capital é Harrisburg, deu origem ao nome do período geológico Pennsylvaniano.
A Pensilvânia é um dos estados mais industrializados e urbanizados dos Estados Unidos, tendo sido um dos berços da Revolução Industrial no país, que se iniciou em meados do século XIX. A Pensilvânia é uma grande produtora de produtos alimentícios industrializados, e de produtos químicos e eletrônicos em geral. O estado é o único fornecedor deantracito dos Estados Unidos, um tipo de carvão de altíssima qualidade. Além disso, o estado é o maior produtor de carvão betuminoso do país." Fonte: Wikipedia

A vida é aquilo que acontece enquanto você faz planos. É verdade.
Levava eu minha cotidiana vida pacata:
  1. Nas crises dos 40.
    • Muitas, diversas, simultâneas e interdependentes
  2. Angustiado com a educação da minha filha
    • como fazer o meu melhor e como gerenciar sua mãe? Lembra da mãe da Sofia?
  3. Em atrito com a minha esposa.
    • Sim, relacionamentos dão trabalho. Mulher dá trabalho.
  4. Tenso com o meu enteado.
    • Ele é um doce, mas não posso me dar ao luxo de ter problemas com ele e como fazer isto participando de sua educação?
  5. Demolido com parte parte do meu ambiente de trabalho.
    • Não funcionou. Não sou muito amado em alguns espaços.
  6. Esperançoso e muito ocupado com outra parte do meu ambiente de trabalho.
    • Muito feliz com a equipe, com o trabalho e com o tutor que surgiu.
    • O bom tutor tem tua confiança e briga contigo.
  7. Lutando com o tutor e equipe para que adotemos a minha visão de Governança Civil Municipal
    • para que tudo mais seja melhor para a Sofia.
  8. Abrindo novas inciativas com velhos amigos e novos sócios,
    • Amigo é aquele que consegue te impactar de forma que o inimigo não consegue, pois você não o deixa chegar muito perto. :-)
  9. Tocando oportunidades que dão prejuízo com um grande amigo/sócio
    • Inciativas nem sempre funcionam, Empreender é um risco.
  10. Esperançoso, ainda, com uma iniciativa de TI com outros amigos
    • Aqui inverteu, eu é que sou o amigo. :-)
  11. Ausente numa iniciativa de grande amigo/parceiro
    • Que eu não consegui contribuir à altura do que ele mereceria
  12. Equilibrando trabalho, congressos, papers, necessidade do doutorado e reuniões sobre políticas governamentais....
    • Este item tem um nº enorme de pequenos projetos e iniciativas

Com estas coisinhas acontecendo, e entenda a lista acima como um super-resumo, recebo uma ligação numa terça, pela manhã:
"- Cosme?
- Fale, coisa linda.
- Saiu!!!
- Não estresse, se saiu volta. Seja como for deve seguir a regra geral dos homens. Eles sempre voltam.
- Não, Cosme. É sério. Saiu o meu doutorado.
- Hã?
- Saiu, consegui a vaga e o trabalho vai pagar tudo.
- Hã?
- Estou tão feliz e ansiosa. São 4 anos nisto, 4 derrotas. Já não aguentava mais, né. Já vieram até aqui me cumprimentar. Tudo ainda pode dar errado, mas agora vai mesmo, eu acho.
- Hã?
- Tem um milhão de coisas para ver, a casa, os passaportes, os vistos, as crianças. Tenho que falar com o pai do meu filho, mas vai da tudo bem né?
- Bem?
- Ih, você terá que ter muito jeito com a mãe da Sofia. Como abordarás isto? Ih, tenho que ir. Estão me chamando.
- Espere, quando começa?
- O que?
- Tuas aulas. Onde e quando começam?
- Pensilvânia, no final de agosto. Tenho que ir, depois falamos. Beijos.
- Beijos...
- tu, tu, tu, tu...."

Bom, é bomba mesmo.
Primeira ação, classificação do evento: Fato ou problema?
"Problema é oque se resolve, fato oque se aceita"
  • Minha mulher mudará para o exterior - Fato

Posso não ir? Hum..
"Vai que é tua, querida"
Hum...Não.
Sei que ela tenta isto a anos. Não é o meu projeto, mas não posso. Perdi esta autonomia. Existe um nome para isto: Casamento. Novo fato:
  • Vou junto.

Bom, virou fato, aplica-se a segunda regra:
"Minimize as perdas e maximize os ganhos"
Vou me divertir.

Como ajustar as velas com a mudança do vento?
Agora sim, a lista de problemas explode. Mas em especial, alinhado com objetivo deste espaço, a mãe da Sofia.
"Senhor, criador do universo, dai-me forças, guiai os meus passos para que eu seja o instrumento da vossa vontade"
Eu adulando o criador
Como abordar isto com a mãe da Sofia? Bem, quem é esta pessoa?
Não sei, não a conheço.. Apesar de termos um bom tempo de passado comum, eu descobri que não a conheço.
Seria fácil colocar na conta dela esta situação. Eu, por padrão de comportamento, prefiro sempre e em qualquer circunstância, trazer para a minha conta. Eu sou sempre o responsável.
Lamentavelmente uma resposta simples não será possível. Terei que dividir esta conta com ela. Eu não a conheço por limitações minhas e por características dela.
Como abordar a mulher que...Bom, passeie pelos outros posts, este já está grande demais.
Como abordar sobre a filha passar de 3 a 4 anos no exterior.
Ora, isto é fácil. Como todos sabemos, os pais sempre buscam o que é melhor para seus filhos. Faremos alguns ajustes e não teremos maiores dificuldades.
Espere, se a premissa "fazemos o que é o melhor para a crianças" fosse sempre verdade....este espaço nem existiria. 
Escrevo esta enquanto aguardo um amigo e sócio, um da lista inicial. O nº 9.
Devo informar a ele que, bem..., no melhor dos casos, nossa sociedade está inviável.
Devemos dividir o prejuízo, parcelar com o banco e continuarmos amigos. Existe também uma lista longa de enormes detalhes...
A notícia boa é que ele tem uma referência no exterior e que se quiser fazer uma curso de imersão lá, o custo para ele cai bem. :-)

Em breve, mais momentos tensos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário